A dança tem sido uma constante ao longo da história dos Malmequeres: no ano a seguir à sua fundação o “Grupo de Rapazes e Raparigas” animava as rusgas sanjoaninas e os Ranchos da Associação que mobilizavam bailadores e público.
Em 1953 e 1954 concorreram com o nome “Grupo de Rapazes e Raparigas” às Rusgas de S. João, organizadas anualmente pelo Diário do Norte e obtiveram o 3º e 6º lugar, respetivamente. Animados por este sucesso, os sócios decidiram, em 1955, criar um rancho folclórico e de teatro e, assim surgiu o Grupo Dramático e Folclórico os Malmequeres de Noêda, composto por sócios e familiares. Os ensaios aconteciam entre a eira do Moutinho e as garagens dos sócios Laurentino e Mustafá. Nesse ano deixaram de participar nas marchas de São João e dedicaram-se apenas a trabalhar no grupo folclórico.
Em 1956, por intermédio da Federação das Coletividades a Associação teve a sua primeira sede na Associação dos Empregados do Comércio na rua de Santo Ildefonso e passaram a ensaiar o teatro e o folclore no salão da nova sede. Entretanto, é criado o rancho infantil que enquadra os filhos e familiares dos sócios.Em 1958, a Associação concorre às Marchas Sanjoaninas organizadas pelo Clube Fenianos Portuense obtendo o 8º lugar.
Em 1959 acontece o encerramento das instalações, por motivos desconhecidos, e passam a ensaiar num salão na rua de Bonjardim, para as Marchas Sanjoaninas, conseguindo classificar-se no 3º lugar. Em1960, conquistaram o 1º lugar nas Marchas tendo contado com a ajuda do Sr. Moutinho que cedeu a eira para ensaios e o campo de jogos Mário Navega para o ensaio geral.
A 14 de Outubro de 1965, já nas instalações da Travessa de Miraflor nº 17, Pedro Homem de Melo assistiu a uma atuação do Rancho Folclórico tendo destacado alguns dançarinos como dos melhores do país. Foi um momento glorioso para o Rancho Folclórico.
Em 1968, o Grupo Folclórico participou no IX Festival Folclórico Luso Espanhol, em S. Martinho do Campo, Santo Tirso com os mais afamados grupos folclóricos da época. Nesse mesmo ano apresentou-se num programa da RTP no Monte da Virgem. Em 1973 e depois de uma grande ausência participaram na Marchas Sanjoaninas, em representação da Junta de Freguesia do Bonfim, alcançando o 4º lugar.
Em 1986, e pelo menos nos dois anos seguintes, organizaram um Festival de Folclore no Largo da Estação de Campanhã, um evento que atraiu muitos espectadores e participantes.
O grupo folclórico vivia essencialmente de duas famílias, que por si só constituíam um rancho completo. Os filhos foram crescendo e perdendo o interesse por esta atividade e assim foi morrendo também o Rancho Folclórico dos Malmequeres.
✺
Malmequeres da Noêda
Malmequeres da Noêda