Na década de 80, nasceu o grupo de dança “As Estrelinhas dos Malmequeres", formado por filhos e filhas dos sócios. Um dos nomes mais citados é o de Zulmira Breide que entrou para o grupo como bailarina – grupo constituído por 10 bailarinas em 1987/88 - vindo mais tarde a ser a coreógrafa e a alma das Estrelinhas.
Apesar de pequeno e com poucos apoios chegaram a atuar numa festa de Natal no Sá da Bandeira. Motivos vários levaram ao fim da atividade e em 2000, Zulmira ressuscitou o grupo coordenando crianças dos 4 aos 16 anos. Nessa fase fizeram apresentações em várias localidades e já aprimoravam os fatos e vestidos confecionados de propósito para os bailarinos. Por incompatibilidades com a direção, saem em 2002 ensaiando no STOP com o nome “Star Dance“, grupo que teve intensa atividade. Este ciclo dedicado à dança termina quando Zulmira emigra para o Luxemburgo. Recorda que entre os bailarinos se destacava a Sandra Castro porque era evidente o seu talento.
Por isso, não se admirou quando recebeu uma carta dela a comunicar que iam retomar a atividade fundando com Rui Silva – interessado desde criança pela música – os MKdance - Marigold Kids em novembro de 2013.
✺
Malmequeres da Noêda
Malmequeres da Noêda