O objetivo dos dois fundadores – Sandra Castro e Rui Silva - ao iniciarem esta intervenção foi mobilizar crianças e jovens para uma atividade coletiva em tempo em que a sociedade apela para atividades individuais.
Os MKdance define-se como grupo de danças urbanas que junta vários tipos de música que anima coreografias que, para além do efeito cénico, permite um conjunto de processos desenvolvimentais tão importantes na infância e na adolescência: coordenação psicomotora, trabalho em equipa, disciplina e responsabilidade, respeito pelo outro, relações interpessoais orientadas por valores.
Há desde início, uma preocupação de envolver os pais e famílias levando-os a compreender a importância da dança e das ações associadas na formação de jovens e crianças. A ligação com a comunidade e com estruturas comerciais e culturais da freguesia tem sido uma orientação na prática do grupo.
O convite a outros grupos, que têm como objetivo promover a dança, trouxe para a sede dos Malmequeres coletividades e respetivos públicos tornando os MKdance uma referência. A itinerância do grupo tem sido uma constante, levando-os a atuar em associações e coletividades sobretudo do Grande Porto. O convite para dançarem no Coliseu do Porto reflete o reconhecimento e a qualidade que o grupo atingiu.
✺
Malmequeres da Noêda
Malmequeres da Noêda