A nossa vizinha Associação Malmequeres de Noêda é parceira do MIRA desde que chegámos a Miraflor há dez anos. Tenta reerguer-se da crise que afeta as Associações Recreativas da cidade porque deixaram de ter a função social de outrora.
Propusemo-nos contar a sua história, tarefa difícil porque o seu arquivo se perdeu numa inundação. Então, como contar o passado, como resgatar a memória? Conversámos com antigos e atuais sócios e vizinhos e recolhemos fotografias e documentos tendo tido a colaboração dos estudantes finalistas de Jornalismo (2020-2021) da Universidade Lusófona - Porto.
As memórias de outros tempos desfilaram marcadas pela saudade e também pela compreensão de que os tempos mudaram muito e que o papel dos Malmequeres hoje é outro. Ouvir a atual direção, os coordenadores do grupo de dança MKdance, os formadores do grupo de artes marciais jiu-jítsu e de quem gere a animação cultural mostram que os Malmequeres têm futuro.
Neste esforço de renovação, o MIRA FORUM e a atual direção dos Malmequeres considerou ser um dever divulgar a importância que a Associação Malmequeres de Noêda tem na comunidade, logo na cidade.
A exposição documental e um conjunto de atividades que se prolongam até setembro são sinónimo de vitalidade e esperança no presente e no futuro, a partir do conhecimento e lições do passado.
Um site e a presença nas redes sociais encarregar-se-ão de levar longe estes Malmequeres!
SOMOS MALMEQUERES, SOMOS CAMPANHÃ, SOMOS PORTO!
Malmequeres da Noêda
Malmequeres da Noêda