O teatro, e a dança, foram as áreas que mais se desenvolveram ao longo das primeiras quatro décadas sendo caracterizadas pelo dinamismo e mobilização de sócios e público. Contudo, a exemplo de tantas outras associações e num país onde o futebol é tão valorizado, os jogos de futebol aconteceram ao longo dos anos. A notícia que as poucas fotografias nos trazem reportam jogos entre os sócios geralmente organizados em equipas de Solteiros e Casados. As partidas decorriam ou no Campo dos Ferroviários ou no Estádio Mário Navega. Não se conhece a regularidade em que se realizavam jogos com outras coletividades.
Os jogos e a sua preparação favoreciam momentos importantes de confraternização - muitas vezes associados aos aniversários da Associação - que não isentavam do cumprimento das regras do jogo havendo até registo da isenção do árbitro, no caso do sócio Artur Costa. Havia a preocupação de revestir estas iniciativas de um certo cerimonial com atribuição de taças e medalhas.
O futebol de salão, o ténis de mesa e o bilhar foram práticas que ao longo do tempo foram passando pela Associação.
✺
O Jiu-jitsu é uma arte marcial com origem no Japão e que tem conhecido nos últimos anos uma grande divulgação em Portugal. A acompanhar a técnica de luta no solo que visa a imobilização do adversário há toda uma preocupação formativa para a não violência e o comportamento ético em sociedade.
Desde 2022, que são lecionadas aulas pelo professor Ricardo Costa a crianças e jovens. Esta prática está aberta à comunidade.
✺
Malmequeres da Noêda
Malmequeres da Noêda